Rio de Janeiro e Niteroi / RJ - sábado, 24 de maio de 2025

Transtorno Bipolar

Neste transtorno, a perturbação fundamental é uma alteração do humor, usualmente para depressão ou euforia. Essa alteração do humor é normalmente acompanhada por uma alteração global de atividade, perceptivel principalmente para quem conhece o paciente. Normalmente pequenas tristezas da vida, ou uma felicidade exagerada por algo novo que acontece, não trazem prejuizos ao paciente e tendem a desaparecer em pouco tempo. Ter em vista o funcionamento previo do paciente, seja na vida social, particular ou no trabalho, e notar a queda na qualidade destes, pode trazer elementos enriquecedores para a suspeita do transtorno.

O preconceito e a falta de conhecimento são talvez os maiores inimigos do trastorno do humor. Ouço com frequência no consultório ou fora dele, frases do tipo:"Não tenho tempo para ter depressão", "Ele não quer se ajudar" ou mesmo comentários ainda mais simplórios, do tipo "Ele precisa sair mais". Não conheço doença em toda a medicina em que sair mais faça o paciente se restabelecer, e bem, aqueles que não tem tempo para depressão terão de arrumar um bom tempo para cuidar dela, caso tenham a infelicidade de adoecer. A depressão é uma doença, e como tal deve ser encarada, fingir que não acredita ou achar tudo um grande exagero não restabelecera o paciente. Encare e cuide, as chances de sucesso são

Depressão                                       

No mínimo 5 dos seguints sintomas devem estar presentes pelo período de pelo menos 2 semanas, e pelo menos um dos sintomas deve ser 1- Humor deprimido ou 2- Perda do interesse ou prazer.

1- Humor deprimido

2- Perda do interesse ou prazer

3- Perda ou ganho significativo de peso

4- Insônia ou hipersonia quase todos os dias

5- Agitação ou retardo psicomotor

6- Fadiga ou perda de energia

7- Sentimento de inutilidade ou culpa

8- Capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se

9- Pensamento de morte ou ideação suícida